Foto: Lucas Rodrigues/ADEF
Equipe é a única representante do Distrito Federal na mais nova competição do Brasil que conta com a chancela da CBF
O time de futsal feminino da APCEF/ADEF está pronto para participar da primeira edição da Liga Feminina de Futsal (LFF). A estreia será no sábado (9), às 9h, na Arena Sorocaba, em São Paulo, contra o Taboão Magnus.
Criada em 2006, a ADEF trabalha com o futsal feminino de rendimento aliado aos estudos desde sua fundação e passa a integrar o projeto da LFF que tem como objetivo transformar a modalidade valorizando atletas e equipes que há anos se dedicam ao esporte.
Para a nova temporada, a diretoria reforçou o elenco com três jogadoras, além de subir peças da categoria de base. Uma das atletas que vieram de fora e aceitou o desafio de classificar a APCEF/ADEF para a fase final da LFF foi a goleira Suzan Bezerra, de 34 anos. Ela estava no Pato Branco do Paraná e também atuou em 2021 pelo Zaragoza, da Espanha, onde conquistou a Taça de Aragão.
“Temos um grupo fechado, muito competitivo que aos poucos está mostrando evolução. Temos algumas meninas jovens e às vezes falta malícia. Sou experiente, conquistei títulos e posso ajudar com a minha experiência”, afirmou a atleta nascida em Pindamonhangaba (SP).
A capitã do grupo está na ADEF desde os 13 anos, e passou por todas as categorias de base. Em 2021, Amanda Dias lembra que não foi uma temporada positiva para o time, mas que o ano serviu de aprendizado para o elenco, e a criação da Liga Feminina Futsal é uma grande motivação para seguir defendendo as cores da equipe candanga.
“Nós estamos há tanto tempo no futsal, e agora estamos tendo o que merecemos. A Liga já mostrou que terá uma grande estrutura com transmissões e a nossa diretoria está caminhando junto nos dando toda a estrutura para a gente realizar um grande ano. A derrota é dolorida, mas nos ensina”, disse a jogadora de 21 anos, que concilia o seu tempo estudando Engenharia de Software.
A primeira edição da LFF terá 12 times que se uniram em prol do objetivo de construírem juntas um trabalho autossustentável. A meta desejada dos clubes para os próximos anos é que todo estado brasileiro tenha no mínimo um representante na Liga, podendo inclusive expandir para a abertura de divisões de acesso, criando oportunidade para milhares de meninas que desejam jogar futsal profissionalmente no Brasil.
A APCEF/ADEF tem o apoio da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-Taguatinga); do Governo do Distrito Federal (GDF); MGA Turismo e Eletrobrás Furnas.
SEIS JOGOS DA PRIMEIRA FASE DA APCEF/ADEF NA LFF
9/4/2022 Taboão da Serra (SP) x APCEF/ADEF
23/4/2022 Sumov (CE) x APCEF/ADEF
7/5/2022 APCEF/ADEF x ADTB (PR)
21/5/2022 APCEF/ADEF x Cianorte (PR)
4/6/2022 APCEF/ADEF x Confiança (SE)
25/6/2022 APCEF/ADEF x Leoas da Serra (PR)
Por: Rafael Moura
Assessor de Imprensa da ADEF/APCEF
(61) 99627-9926
Comments