Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
 
Buscar
  • naiaragresta

A importância dos estudos na carreira de atletas

Atualizado: 15 de set.

A ADEF acredita que devemos sempre alinhar a carreira esportiva com os estudos e estimula continuamente a carreira acadêmica em paralelo com a carreira esportiva.


Tal modelo é espelhado em modelos de sucesso no esporte mundial, como o que acontece na cultura norte-americana, onde as crianças são incentivadas a começar a praticar esportes desde muito cedo. E na medida que evoluem na educação escolar, a prática esportiva e a valorização dos mesmos atingem o pico na universidade. Por conta disso, praticamente todas as escolas de ensino fundamental e médio dos Estados Unidos possuem programas esportivos.


Assim ao incentivar desde cedo a importância dos estudos, internalizamos nas atletas da ADEF que os estudos são uma garantia a mais, mesmo para quem busca a carreira de jogadora profissional. Como a carreira esportiva é relativamente curta, a dupla capacitação permite que atletas profissionais tenham mais opções quando for hora de encerrar a carreira no campo ou nas quadras.

Foto: Thais Magalhães (@maga.thais)


Mileninha Barreto, atleta profissional de futebol de campo do Internacional e ex-atleta de futsal da ADEF-DF conta um pouco de sua experiência: “Na ADEF, sempre me foi cobrado dedicar aos estudos, no começo eu não gostava e estudava só porque era obrigatório para poder jogar. Depois de um tempo eu fui percebendo a importância de estudar e passei a gostar das aulas de monitoria a tarde. A ADEF foi fundamental para que eu internalizasse essa ideia da importância dos estudos.”

Foto: Naiara Gresta/ADEF

Milena foi atleta da ADEF-DF até os 16 anos e foi inclusive destaque dos Jogos Escolares de sua categoria, e mesmo ao optar pela carreira profissional no futebol de campo, ela carregou o sonho de ter também uma formação superior. Ela complementa: “Hoje, com a carreira profissional é muito difícil conciliar, pois a rotina é bem puxada, mas eu estou me esforçando pra fazer acontecer, já que vejo como fundamental ter uma segunda carreira quando a minha carreira como jogadora finalizar.”


A ADEF é uma entidade que alia o treinamento esportivo de rendimento aos estudos, tratando temas da Agenda 2030 da ONU de maneira transversal, enquanto busca a formação integral e formação de cidadãs.

4 visualizações0 comentário