Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
 
Buscar
  • naiaragresta

A Final da Copa do Brasil 2020 e o Vice-campeonato




Nos dias 17 e 19 de dezembro de 2020 a equipe principal da ADEF fez dois jogos contra a forte equipe de Taboão da Serra -SP pela final da Copa do Brasil de Futsal Feminino.

Os resultados das partidas (2x0 e 6x0 para Taboão) deixaram a taça em São Paulo mas em nada foi reduzida nossa alegria e orgulho em poder ter chegado tão longe em uma competição tão importante.

Em especial, a chegada da ADEF à final, com a nossa primeira transmissão na íntegra pela Bandsports, nos remete a um pacote muito maior de objetivos, um pouco do que vamos compartilhar com vocês, pois há sempre mais prêmios em jogo do que o troféu de primeiro lugar.

A ADEF optou por investir na base e formação. Desde 2014 a entidade prioriza ações que permitam o desenvolvimento integral de suas atletas. Muito além do futsal, buscamos o pleno desenvolvimento intelectual e entendimento da capacidade de cada uma de transformar a realidade à sua volta. Já dentro de quadra, acreditamos que o sistema de jogo a ser utilizado desde a categoria sub-13 deve ser alinhado com as demandas do modelo utilizado na absoluta, para isso, capacitamos nossos profissionais para que essa transição entre categorias seja suave.

Não é a toa que do elenco que jogou as finais da Copa, 100% passou ao menos pela categoria sub-20, e mais de 50% acompanha a equipe desde o sub-15. Sim, nossa média de idade é bem baixa. Mostramos o que produzimos, e isso é um orgulho imensurável.

Em termos táticos, a construção depende de uma avaliação um pouco mais especializada. A ADEF optou, em 2015 por fazer mudanças em sua forma de jogar e para isso contou com o suporte e consultoria do incrível Marcio Coelho. Hoje, os jovens Lucas Fernandes e Isabela Brazil mostram em quadra que a ADEF propõe um sistema de jogo alinhado com o que há de melhor no mundo. São profissionais que se capacitam na ADEF e para a ADEF, e vê-los crescendo é um prêmio incrível.

As sólidas parcerias que permitiram à ADEF participar de uma competição dessa grandiosidade merecem nosso agradecimento eterno: obrigada Secretaria de Esportes do DF, Programa Compete Brasília, CEFES, APCEF/DF, Senadora Leila Barros e Deputado Julio César.

Há de citarmos o lindo manifesto proposto pelas atletas da ADEF, durante o Hino Nacional na segunda partida, onde as equipes da ADEF e Taboão se posicionaram contra o racismo em todas as suas formas. É mais uma estrela que carregaremos no peito, pois é incrível vê-las brigando por um futuro onde deixaremos para trás posturas inaceitáveis de preconceito. Sim, nossas atletas sabem se posicionar e estão dispostas a construir o mundo que sonhamos juntas.

Por fim, ao se perceber como mais uma peça do futsal feminino nacional, dentre tantas grandes equipes, a ADEF se orgulha muito. Somos uma equipe formadora, estamos formando em quadra desde 2006 e nesse belo caminho formamos centenas de meninas para as quadras, para os campos de futebol, mas principalmente para a vida. A visibilidade da modalidade é uma crescente e vemos um futuro onde a presença da modalidade no cenário esportivo nacional será marcante e queremos, juntos carregar essa bandeira: o Futsal Feminino é gigante.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo